20141028

Design de livros

Sou aficcionada por livros. Adoro uma boa estante para expô-los, deixá-los à vista de quem possa se interessar em passar os olhos... 

Pensando nessa temática e nas várias formas de organizar e analisando os meus livros, entrei em pânico sobre COMO organizar eles. Cada um tem uma dimensão, sem falar no volume da quantidade de folhas, textura da capa ou cores. Manter um padrão esteticamente bonito sem ser aquela coisa "extremamente alinhada", acaba se tornando um desafio.

Eis que surgiu a dúvida: mas quem/como determinam o tamanho de um livro? Por que não existe um padrão? Ou seriam inúmeros padrões que acabam se perdendo dentre as opções, parecendo mais uma anarquia?

Partindo para o amigo Google em busca de alguma explicação, surgiu a voz Design de Livros.

Design de livros é coerência entre: 

conteúdo + estilo + formato + design + componentes


A produção gráfica, desde o seu início foi patrocinada pela Igreja Católica (assim como as artes, a arquitetura, etc), sendo desenvolvida por monges. No século IX, eles copiavam as escrituras em pergaminhos, de forma manuscrita. Quando passou a ser impressa, o design tentava recriar o estilo do manuscrito.

Muito tempo depois, Jan Tschichold, designer do século XX resolveu pesquisar e descobriu que a maioria dos livros respeitavam as proporções 2:3 4:6 em relação a margens, altura e largura da caixa de texto. Ou seja, era a lei Áurea aplicada também na arte gráfica.

Ok, até aí temos a parte interna do livro explicada, a dimensão porém, ainda não.

http://tipografos.net/glossario/formatos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário