20111031

quando a praça não é mais a mesma. Vendôme.

Recebido o ok do designer Arnaud Lapierre, não me resta nada mais do que publicar a sua última obra - temporária - aplicada na Place Vendôme, em Paris.

Particularmente tenho essa praça como uma das minha preferidas desde que eu estudei ela durante a faculdade em Porto Alegre. Um pouco diferente como configuração de uma praça para a época, a Vendôme tem as esquinas sextavadas, e o ingresso dela não se dá pelas quinas mas por um eixo central. O desenho partiu do arquiteto Jules Hardouin-Mansart (sim, o termo mansarda se deve a ele), com a planta otogonal e os edifícios simétricos ao seu redor, a pedido de Luís XIV. A idéia era abrigar a Biblioteca Real ali.




Engraçado, mesmo tendo estudado ela, quando fui conferir pessoalmente, ela me pareceu muito mais imponente e grande daquilo que eu esperava. Realmente, uma boa surpresa! Me encantei ainda mais com a Praça.

Você pode encontrar hoje as maiores joalherias, o Ministério da Justiça e o Hotel Ritz - onde a Lady Di passou as suas últimas horas antes do fatídico acidente.

Mas voltando ao motivo principal do post, durante poucos dias, de 20 a 23 de outubro deste ano, o designer Arnaud Lapierre expôs uma de suas obras ao lado do obelisco, procurando mudar a nossa percepção do espaço - já tão conhecido e estudado - e dando um quê de 'era digital' à praça.


foto Eric Mercier

Como?

Criando um volume cilíndrico vazado formado por espelhos cúbicos. Os reflexos 'cortados' acabam dando um ar vertiginoso à obra, tornando difícil perceber quando a imagem é refletida e quando é a paisagem real.
Chamada "Ring", ou anel em português, a instalação procurou valorizar a rede do espaço urbano: ritmos, fluxos, organização e hierarquia espacial, tornando dinâmica a relação entre o indivíduo e o espaço por onde está passando.

foto Eric Mercier

foto Eric Mercier

foto Eric Mercier

foto Eric Mercier




Ficha técnica:
RING - instalação de espelhos
designer Arnaud Lapierre - arnaud-lapierre.com


2011 FIAC 
AUDI.
Dimensões: 5500 x 4000 mm



Foto : ALDS and  © Eric Mercier: emspirit.fr
Copyright © Arnaud Lapierre





Nenhum comentário:

Postar um comentário