20110603

[tema do mês] CHOCOLATE?!?

Bom dia!

Primeiramente o contexto: depois do feriado do dia da República, aproveitado muito utilmente com 5 horas no banheiro para a sua limpeza mais do que completa (limpei até a alma lá dentro! inclusive a máquina de lavar roupas Smeg), e finalizado com uma pizza em forma de coração como só na Itália você pode encontrar, dá um conferida nesse post


Posso me dedicar ao tema do mês. O made in italy de hoje vai em homenagem à fome com a qual me acordei e à vontade de comer chocolate junto com a primeira.


* Não, não foi uma punição que me coloquei justamente para o primeiro feriadão do ano, só posso dizer que eu estava precisando MESMO desse dia!




Esse maravilhoso pote recheado com uma pasta de sabor inigualável que eu passei a conhecer só no final dos anos 90 no Brasil, achando que era o recheio de vários Ferrero Rocher concentrado todo num potinho, na verdade é uma criação italiana de algumas décadas.
Vamos aos fatos:
O nome comercial e fórmula que conhecemos foi aprimorada em 1964. Como base é uma pasta gianduia - feita com nozes e cacau. O nome partiu da palavra nut, em inglê noz, com a junção da parte final para ser mais fácil de ser dito pelos italianos, ou como eles diriam "mais orecchiabile". 


A evolução do Creme Giandujot, criado em 1946 - mesmo ano da República - teve a sua criação graças às altas taxas do governo italiano para a importação do cacau. O chocolate convencional então passou a ser de difícil comercialização, ainda mais se pensarmos que naquele período não é que a Itália mergulhava no dinheiro: a II Guerra Mundial recém tinha acabado e como consequência deixou todo um continente órfão e em grande parte falido. Eis então que Pietro Ferrero, proprietário de uma confeitaria no norte da Itália (Alba, Piemonte - região abundante em nozes) cria o primeiro lote de 300kg da Pasta Giandujot, bastante sólida para ser vendida em pedaços.



Em 1951 a receita foi levemente alterada para ser mais cremosa, a Supercrema, e doze anos mais tarde, o filho Michele Ferrero resolveu expandir os negócios para toda a Europa, mudando o nome para aquele que conhecemos e fazendo o logo conhecido até hoje!


Que mundo seria sem Nutella?

Essa é a frase publicitária do produto. Posso dizer que por aqui isso é verdade. Italiano sem Nutella não é italiano. Como em todo café-da-manhã que se preze por aqui, a Nutella é fundamental se você tem uma criança em casa. Já que comer salgado durante a manhã é quase uma blasfêmia! E durante essas décadas, a Nutella foi incorporada na vida dos italianos, mas não só em casa. Filmes, músicas, óperas, livros tem várias citações ao produto ou às recordações que ele reporta.




Pão com Nutella serviu também para a propaganda durante a Copa do Mundo do ano passado, dizendo que um campeão deve comer pão com Nutella como os jogadores da seleção da Itália. E quem diz não é nada mais nada menos que Cláudio Silvesti, o cozinheiro oficial da Seleção Italiana, garoto-propaganda desde 2007.

versão snack criada em 2006. Em uma única embalagem você tem Nutella, biscoito e chá gelado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário