20110221

um pouco de verde.

VERTICAL GARDEN DESIGN



Mais uma segunda-feira com a manhã cinza aqui em Milão. Em um inverno longo demais para o meu gosto, falta um pouco de verde na paisagem.

Para vencer esse "marasmo monocromático", achei interessante publicar o trabalho de Michael Hellgren, arquiteto e paisagista sueco, que desde 2004 fundou o Vertical Garden Design: porque nós não precisamos de apenas superfícies horizontais para criar um belo jardim. A idéia partiu da tese final de graduação, o fatídico TFG, em base a uma técnica desenvolvida por Frenchman Patrick Blanc.

Natura Tower, Lisboa. Sede da MSF Offices
Vamos às vias de fato:
O sucesso da instalação depende da escolha adaptada ao contexto onde será colocada, ao micro-clima e à exposição solar natural.Quanto melhor aplicada for essa parede verde, exigirá uma menor manutenção no futuro.
A grande sacada está em escolher bem as espécies de plantas. Uma parede vertical recebe a luz na transversal, e não na zenital como acontece em um solo normal. Saber como a vegetação se comporta nessa situação é essencial, ainda mais ao longo de todas as estações do ano. Por isso, uma boa variedade de plantas não só resulta em uma parede mais interessante, como é sempre instigativa, mutável.

 Loja conceito da Replay em Firenze. Modelo repetido na nova loja em Milão.

Como se faz: 
A estrutura que suporta o jardim é feita com base em PVC-board 10mm tendo uma câmera de ar que a separa da parede do edifício (isso para impedir a umidade). Sobre essa base, são fixadas diversas camadas de um material sintético e altamente absorvente, tipo um feltro, e através de rasgos são inseridas as plantas. Esse mesmo material  ajuda também a suportar mecanicamente as plantas conforme elas forem crescendo.Como não existe terra, essa estrutura acaba sendo muito leve.
A irrigação também é calculada para desperdiçar o mínimo possível de água: a superfície vertical é dividida em zonas que respeitam a diferença de exposição solar e calor recebidos. Inteligente, não?
A iluminação também foi calculada (nessa hora fico imensamente feliz em ver que o meu trabalho tem serventia!).
O sol emite mais de 100mil lux (!). * isso significa muita luz realmente se pensarmos que uma noite estrelada tem 0.1lux. Por isso, sendo a instalação do jardim vertical feita no interior de edifícios, deve ser complementada com uma iluminação artificial. Poucas espécies sobrevivem com menos de 900lux porém acentuar a luz em alguns pontos é uma abordagem para poder utilizar várias espécies ao mesmo tempo. * já que uma iluminação uniforme como a do sol é quase impossível de simular em uma parede, em distância e distribuição luminosa, pois o a luz parte de um ponto (esférico ou linear) e muito mais próximo à superfície.


um pouco de verde no banheiro também pode ser uma boa idéia

o metrô também ganharia ares mais limpos...

E você, vê utilidade em mais situações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário