20110205

[milão] por um mundo melhor

texto extraído e adaptado do site www.milanoincontemporanea.com

Inspira, expira. Inspira, expira. Vamos recomeçar do início. Vamos levar o ar às suas origens. Vamos purificá-la. Não por um ideal nem por uma filosofia intangível. Mas porque nós precisamos. Vamos nos transformar em uma árvore,  humana, a primeira e maior de todos os tempos.

Esse foi o apelo de Donna Albero, que através da estrada digital chama todos aqueles que se preocupam e são interessados em defender o direito de respirar, para participar neste sábado, 05 de fevereiro de 2011, às 16 horas na piazza Duomo em Milão.

BE ACTIVE BE A TREE

Para quem não sabe, Milão vem enfrentando cada vez mais problemas de poluição, problema comum em todos grandes centros urbanos do mundo. Infelizmente. Morando aqui há alguns anos, reparei que o frio (somada à neblina e outras características metereológicas) concentra mais os resíduos, porque é justamente no inverno que a situação fica mais do que crítica. 
A Comunidade Européia controla as nações em todos os sentidos, e a preocupação com a qualidade de vida está entre as principais diretrizes. O país, região ou cidade que não respeita as suas delimitações são castigados com pesadas multas. E a poluição do ar está incluída nessa categoria. Milão está quase extrapolando a cota anual de dias "aceitáveis" irrespiráveis. São cerca de 30 dias, e a cidade já apresentou índices mais elevados do que o permitido em cerca de 25. Mais 5 dias e a prefeitura terá que desembolsar uma boa soma de dinheiro.

Como relatei no post domingo sem carro o bloqueio do trânsito no centro aos domingos foi uma das poucas medidas tomadas pelo governo. Obviamente, sem uma política adequada não há grandes efeitos. Está previsto um novo bloqueio para esse domingo, já que essa semana em ao menos dois dias tivemos condições críticas.

BE ACTIVE BE A TREE

É um movimento flash mob ecológico com uma idéia muito clara e temperada com um pouco de humor: formar a maior árvore humana para dizer "queremos voltar a respirar". Um ato simbólico que será colocado posteriormente na internet na busca de ser replicado nas maiores metrópoles do mundo.

Active Clean Air & Antibacterial Ceramic™
Active é um material que tem como propriedade purificar o ar como se fosse uma árvore. E é ele quem lança a mensagem eco-responsável. Idealizada por Giuseppe La Spada, um digital artist reconhecido internacionalmente que ganhou um Oscar da web em 2007, o único italiano a vencer esse prêmio até então.
O material citado acima foi desenvolvido pelos grupos Iris Ceramica e GranitiFiandre, é um revestimento inovador, para paredes e pavimento, eco-ativo, antipoluente e antibactérico.


Fica então o recado. Para quem está em Milão e quer ser participante ativo, amanhã as 16h na praça da Duomo.

Um comentário:

  1. Olá Marina, adorei a visita e o seu blog. Adoro design... Bem, ficarei 28 dias na Itália em julho... Estou ansioso! rsrs. Abs
    Márcio - http://www.toindoparaaitalia.blogspot.com/

    ResponderExcluir