20110203

Fogo no camino!

Sabe quando você passa do ponto sem inspiração, hoje não publico nada, ao tudo é interessante e vale a pena ser repassado????? Acabou de me acontecer isso.

Da série estilo Barão Vermelho: pode vir quente que eu estou fervendo:

Um dos argumentos que me apareceu ao longo do dia e nem me dei conta foi o camino. Peraí, camino o quê? Na língua italiana, camino significa lareira. E em tempos de inverno se entende porque vêm à mente. Enquanto o frio lá fora toma conta de tudo, o aquecimento centralizado nos ambientes internos vai à mil aqui na Itália. Às vezes até se exagera um pouco e temperaturas tropicais podem ser encontradas na fria, úmida e cinza Milão. A lareira está se transformando em uma relíquia. Apartamentos novos (econômicos) não tem mais a previsão de sua instalação e eu acredito que ela seja mais ecologicamente correta do que os sistemas a diesel ou térmicos. Posso estar errada quanto a isso, mas ela é muito mais charmosa.

Nem sempre essencial em uma residência (apenas em terras frias, óbvio!), a lareira teve do seu utilizo como simples aquecimento natural dos ambientes para mais uma oportunidade de inserir o design no dia-a-dia das pessoas.


Gaya by Safretti
Idéia original e simples, a partir de uma chapa de aço preta.
Eco-friendly com efeito 3D, podendo ser usada também em áreas externas.

Roll Fire by Conmoto
Essa lareira super moderna pode ser "rolada para qualquer lugar da casa e funciona com etanol.


A lareira também pode ser integrada ao Interior Design, como essa.
Scenario by MCZ, lareira & tv.
Eu não conseguiria prestar atenção na TV, sou fã do fogo.

Mas a lareira também continua sendo um elemento de onde se pode tirar partido em um projeto. É o caso da Casa em Lousada, projeto do escritório Correia Ragazzi Arquitectos em Portugal. Publicada no site Europa Concorsi, essa lareira é pensada para ser vista a 360 graus.   

Vistas lateral, posterior e anterior. O prisma foi muito bem pensado na sua forma
minimalista como material e volumetria protagonista no interior da casa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário