20110222

[carnaval] 4: Pulcinella

E essa semana vamos em direção ao sul da Itália: 

PULCINELLA

  

Máscara originária de Nápoles, mais especificamente Acerra, POLECENELLA, é tão importante para a região que desde 1992 tem um museu todo seu: www.pulcinellamuseo.it, foi inventada oficialmente por Silvio Fiorillo na metade de 1500.

Ao contrário das máscaras anteriores que representam personagens urbanos, essa nasceu em um contexto campestre, um conterrâneo estúpido e engraçado.

Como as demais máscaras, existe mais de uma versão para a sua origem, muito mais antiga que a sua oficialização. 
* Para alguns, Puccio D'Aniello entre outros, e estou falande de pessoas que realmente existiram durante a época medieval (!), deram corpo e alma ao primeiro Pulcinella. Mas por que Puccio D'Aniello ficou famoso: porque ele foi retratado pelo pintor Annibale Carracci no quadro que inspirou Silvio Fiorillo.
* Já para outros o nome vem de Policinello, que seria um pintinho e por isso a sua máscara com o nariz tão pontiagudo que lembra um bico. E essa é a versão mais simples.
* A terceira versão é que o personagem herdou de Maccus da Comédia Atellana. Ele é um dos personagens mais bobos e engraçados, às vezes sátiro, servo com um nariz comprido e rosto irregular e uma boa pança! Suas roupas eram largas, camisa e calças brancas, além de portar uma "meia" máscara. A Comédia Attalana, um tipo de espetáculo muito popular na Roma Antiga, podendo ser comparada ao teatro popular de hoje, havia um público de classe baixa, era apresentada na região da Campania (século IV a.C.).  Porém e sempre tem um porém, muitos dizem que a máscara lembra mais outro personagem da Comédia, Kikirrus, que já pelo nome remete ao canto do galo - vide o post - e daí viria o nariz da máscara de Pulcinella.


Mas eis que Pulcinella virou o antagonista de Arlecchino!!!! 
Isso aconteceu quando a Cia Treatal levou a peça de Nápoles ao norte da Itália. 

Um comentário:

  1. Hola Marina. Carino l'articolo su Pulcinella :) ! Mi ricorda Napoli... ti ho scritto una e-mail! Ciao! Valerio D.

    ResponderExcluir