20110205

[carnaval] 2: Arlecchino

Hoje chegamos em Bérgamo, no norte da Itália. E é daqui uma das máscaras mais famosas e antigas do carnaval italiano:



ARLECCHINO
O personagem tem origem tão antiga que fica difícil reconhecer uma versão confiável. Alguns dizem que se pode encontrar nas figuras do "diabo brincalhão" das fábulas medievais, ou então no "bobo da corte" entre saltimbancos e acrobatas.
Nasceu na Bérgamo baixa (a cidade é conhecida como Bérgamo alta - mais antiga e rica - e Bérgamo baixa - onde ficavam os bairros mais pobres), falava inicialmente no dialeto bergamasco passando depois a usar o dialeto vêneto, mais doce e suave.

evolução do traje
Caráter:
com um jeito extravagante de ser, apronta muitas, e procura sempre dar um jeitinho para não trabalhar e enganar o patrão (Pantalone), só que nunca dá certo. Não que ele seja estúpido, o problema é que ele é ingênuo só que cheio de imaginação e fantasia. E por isso faz uso da sua eloquência tanto falando, contando piadas e divertindo a todos, como com suas piruetas e esquisitos saltos acrobáticos.
Roupa: 
inicialmente era todo branco. Com o tempo, remendando com pedaços de tecidos aleatórios,  se transformou no traje conhecido por todos: uma jaqueta e calças com losangos e triângulos de todas as cores.

apresentação teatral



Nenhum comentário:

Postar um comentário